Pesquisar os conteudos dentro deste Blog!!!

Horário!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localiza-se na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no Brasil. É uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN), responsável pela formação do oficial combatente do Exército.
O ingresso na EsPCEx é feito por intermédio de um concurso de admissão realizado anualmente a nível nacional, para jovens do sexo masculino que estejam cursando, ou tenham concluído, a Segunda Série do Ensino Médio. O aluno da EsPCEx realiza em um ano, um curso equivalente à Terceira Série do Ensino Médio, acrescido de formação militar necessária ao futuro cadete da AMAN. Inclui-se, além das disciplinas do último ano do Ensino Médio, a disciplina de Instrução Militar, entre outras de cunho preparatório para a AMAN e a vida militar.
A Origem
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército teve sua origem em 1939, com a transformação do Colégio Militar de Porto Alegre em "Escola de Formação de Cadetes". Essa experiência, associada ao grande interesse dos candidatos pelo ingresso na Escola Militar de Realengo, incitaria o governo a criar outras escolas similares. Dessa forma, pelo Decreto-Lei nº 2584, de 17 de setembro de 1940, surgia a Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo, instalado no edifício destinado, anteriormente, ao Hospital Sírio-Libanês, situado na rua da Fonte, 91, bairro da Bela Vista.
Em 1942, foi criada, também, a Escola Preparatória de Fortaleza e em 1946, São Paulo, instituiu-se a SRL (Sociedade Recreativa e Literária), órgão representativo do corpo discente, expressão da comunidade estudantil, que viria a se constituir em estimulante auxílio para a diversificação das atividades dos alunos na vida escolar. Nesse mesmo ano é realizado o primeiro baile de encerramento, no Teatro Municipal de São Paulo, que viria a tornar-se o famoso e tradicional "Baile do Adeus".
As três Escolas Preparatórias de Porto Alegre, São Paulo e Fortaleza atravessaram as décadas de 40 e 50 em franca atividade, mas em 1962, por decreto presidencial, as escolas de Porto Alegre e Fortaleza foram extintas, restando apenas a Escola Preparatória de São Paulo, nessa época já transferida para Campinas. De fato, a Escola Preparatória funcionou em São Paulo por 18 anos. O ano de l958 seria o último ano de funcionamento da Escola em São Paulo, em 1959 por decreto, a sede foi transferida.
A transferência para Campinas
A transferência da Escola para Campinas começa no início da década de 1940, com as gestões do interventor federal Fernando Costa, que governava o estado de São Paulo. Para que Campinas fosse sede de uma Escola Preparatória de Cadetes, correram as despesas de sua instalação por conta do governo estadual. A doação inicial do terreno foi feita pelo Decreto-Lei 13.906, de 20 de março de 1944, ficando condicionada à conclusão da obra a instalação da Escola.
Aceita a forma de viabilizar a ideia, por intermédio de acordo firmado entre o Ministério da Guerra e o estado, encarregou-se do projeto o arquiteto Ernani Val Penteado, que o justificou deste modo: "O referido projeto consiste em um conjunto de quatro pavilhões, ao redor de enorme praça de armas, contando, para maior facilidade de circulação, com grandes galerias na face interna. Por que quatro pavilhões? Porque três se destinariam aos alunos em preparação para cada uma das três armas (Marinha, Exército, Aeronáutica), ficando o quarto com o curso básico, formado pelo primeiro ano".
Escolhida a área na região da Fazenda Chapadão, a obra foi iniciada em 1944. O Governo do Estado de São Paulo conduziu a obra até o estágio conveniado para então passá-la ao Ministério da Guerra, a quem caberia concluí-la. Face à sua magnitude, faltaram recursos, na época, para a conclusão e, durante alguns anos, a obra ficou parada e a Escola abandonada. O estado, em consequência, anulou a doação feita em 1944.
Em 1958, o Exército voltou a se interessar pelo projeto. Contatos realizados pelo então Comandante do II Exército com o Governo do Estado resultaram em mensagem à Assembléia Legislativa, datada de 29 de abril de 1958, encaminhando o Projeto de Lei nº 555, que autorizava a Fazenda Estadual a alienar, por doação ao Ministério da Guerra, o imóvel destinado à instalação da Escola Preparatória de Cadetes de Campinas.
O avaliador do Estado, quando da apreciação do referido Projeto de Lei, assim se pronunciou: "O prédio foi construído para fins militares, pois a sua destinação original era a instalação da escola preparatória de cadetes. O seu aspecto externo e de conjunto, entretanto, não denunciam um quartel. É belo e agradável à vista, com a sua fachada em estilo colonial. A sua estrutura, demasiadamente pesada, é que mostra para que fim foi construído. Previu-se , naturalmente, uma fortaleza inexpugnável".
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, ao dar parecer favorável à doação, registrou: "Trata-se de uma medida de máximo interesse do ministério da guerra e também do nosso estado, em cujo território se instalará um estabelecimento de ensino destinado à preparação dos futuros oficiais do exército." A doação do imóvel ocorreu, solenemente, no dia 25 de agosto de 1958. Finalmente, no ano seguinte, a Escola foi transferida para Campinas.
Extinção
As dificuldades não ficaram restritas apenas às obras. O Decreto nº 166, de 17 de novembro de 1961, transformava as Escolas Preparatórias de Porto Alegre e de Fortaleza em Colégios Militares e em seu artigo 3º, reservava uma surpresa desagradável para a Escola: "A Escola Preparatória de Cadetes de Campinas deverá ser extinta em 31 de dezembro de 1963 e, a partir do ano letivo de 1962, não mais receberá novos alunos para o primeiro ano".
A opinião pública de Campinas levantou-se e pressionou o governo a favor da permanência do estabelecimento de ensino na cidade. O Comando da Escola sofreu diretamente as consequências desse dilema, até que a decisão fosse revogada no dia 26 de novembro de 1963, quando já se expirava o prazo para o seu fechamento.
Renascimento
Superadas as dificuldades, a partir de 1964, a Escola novamente encontrou o seu destino. As obras de acabamento foram reiniciadas em 1967; mudou-se a sua denominação de "Escola Preparatória de Campinas" para "Escola Preparatória de Cadetes do Exército". As mudanças atingiram sua área física, suas instalações, seus servidores e seu currículo.
Localizada Av. Papa Pio XII, 350 - Jardim Chapadão, Campinas -SP
Telefone: +55 (19) 3744.2002

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PARQUE AQUÁTICO WET'N WILD

Para quem é peixe e também para quem não se considera um peixe fora d’água: O Wet`n Wild tem atrações para todos os gostos e idades. Para quem procura diversão, alegria e tranqüilidade o parque é o passeio ideal. Com quase 100% de água, o parque possui atrações interessantes e divertidas que tornam o final de semana dos seus visitantes uma grande aventura.
Inaugurado em 1996, com capacidade para 10 mil pessoas, o parque ganhou destaque nacional pela combinação dos enormes toboáguas com as piscinas de ondas e correntezas. O parque promete emoção garantida em suas 11 atrações distribuídas pelos 116 mil m2, ao total são sete milhões de litros de águas tratadas e subdivididas em temas específicos, direcionados para crianças, jovens e adultos com total segurança.
O parque tem um público selecionado e exigente, que busca um final de semana tranqüilo em família, em grupos de amigos ou simplesmente um passeio romântico. Dentre os brinquedos mais conhecidos destaca-se o Wave Lagoon, que é uma piscina programada por um computador, que simula dezoito tipos de ondas diferentes. As ondas alcançam até 1,20 metros de altura, dando a impressão de um banho de mar de verdade, com uma profundidade raso de até 2,5 metros. Tem ainda o passeio com bóia, em um “rio” que circunda o parque. Já para as crianças destaca-se o Kids Lagoon, que são três piscinas rasas com 45 centimetros de profundidade, onde as crianças podem interagir com muitos brinquedos como os miniescorregadores, cogumelos-cachoeira entre outros.

Após o banho, o visitante encontra, à disposição, ao redor da piscina, espreguiçadeiras para um relax ao sol e toldos com mesinhas e cadeiras para quem prefere a sombra. O parque possui uma praça de alimentação, numa área de 100 m2 com opções para os mais variados paladares.
Segundo o presidente do parque Alain Baldacci, a estratégia para aumentar o número de visitantes é a penetração em novos nichos de mercado, entre eles o público estudantil. “Criamos o projeto educacional unindo diversão e conhecimento aos alunos, que têm a chance de conhecer o processo de captação e tratamento de águas utilizadas no complexo, visando á conscientização ambiental”.
Tradicionalmente o parque fecha no início de maio e reabre em início de setembro, onde retorna o verão. Para o período em que o parque fica fechado ao público, foi criado um complexo de eventos, o Wet’n Multiplace, com o intuito de aproveitar toda a infra-estrutura de que dispõe o empreendimento.
O parque aquático Went’n Wild, está localizado a 30 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas, na Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, Itupeva em São Paulo, os ingressos possuem variação de preços.
Informações pelo telefone (11) 4496-8000.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HOPI HARI

Hopi Hari é um parque temático brasileiro, localizado na cidade de Vinhedo (Região Metropolitana de Campinas), ao lado do parque aquático Wet 'n Wild na Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo. Com 760 mil m², é considerado o maior parque de diversão da américa latina. É um país fictício - seus funcionários são os habitantes (hópius e hópias) - com "Presidente", capital, idioma próprio, entre outras características.

Inaugurado no dia 28 de novembro de 1999, o Hopi Hari foi projetado e construído pela International Theme Park Services, Inc., empresa estadunidense localizada na cidade de Cincinatti, que baseou o projeto do parque no Paramount King’s Island, um parque temático localizado no estado de Ohio. Originalmente, o parque iria se chamar “Playcenter Great Adventure”, como o próprio nome já demonstra, o investimento pertencia ao Grupo Playcenter, mas devido a crise pela qual o Brasil passava na década de 1990, este se viu obrigado a vendê-lo ainda em construção, por consequências da redução de visitantes no Playcenter. A empresa GP Investimentos assumiu as obras, onde o projeto do parque sofreu várias alterações, inclusive no nome que foi mudado para "Hopi Hari".

TAV - Trem de Alta Velocidade em Campinas

Perspectiva: empresários esperam que a Copa do Mundo de 2.014 no Brasil estimule investimentos e acelere a implantação do TAV - Trem de Alta Velocidade começa a ser licitado este ano
O primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O Governo Federal já definiu o modelo de concessão que estará no edital de implantação, operação e manutenção do modal. Vencerá o consórcio que oferece melhor tarifa aos passageiros, tive melhor tecnologia e menor aporte de recursos públicos.
A expectativa que em meados de dezembro inicie o recebimento das propostas de consórcio.
Empresários do segmento de Campinas estão otimistas pois a Copa trará grande movimento e isto resolverá a questão da logística. Representantes da hotelaria também estão otimistas.
O TAV foi orçado em R$ 34,6 bilhões por uma empresa de consultoria contratada pelo governo. A mesma companhia estipulou que o preço das passagens deverá ser entre Campinas e São Paulo, R$ 31,20, e entre Campinas e Rio de Janeiro, R$ 200,00.
O governo incentivará a alcançar negócios e buscar investimentos para Campinas. Deve também investir em parcerias com iniciativa privada que traduz em crescimento e empregabilidade.
A Agência de Desenvolvimento de Campinas (Agencamp) visitou escolas de gastronomia com a intenção de conhecer para instalar em Campinas escola de gastronomia para gerar empregos e a possibilidade de intercambio internacional.
Esse é um dos projetos para Campinas dentre outros que preparam grandes eventos nacionais e internacionais.
(Fonte Revista Metrópole 13/09/2009)

domingo, 27 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009

OBSERVATÓRIO CAPRICÓRNIO













O Observatório Municipal de Campinas, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977, sendo o primeiro no gênero a ser implantado no País. Além das atividades de pesquisa e observacional inerentes a um observatório astronômico, desenvolve ações voltadas para o processo de divulgação com o público em geral e educativa, atendendo estudantes de todos os níveis.
No ano de 2002, o Observatório completou 25 anos e, em agosto, foi contemplado pelo Centro Temático de Campinas (CTC) com o Carimbo Comemorativo ao Jubileu de Prata, na Presidência do Senhor José Marques Barbosa e também com um jogo de quatro cartões para colecionadores com a imagem do Observatório, desenvolvido pelo engenheiro Nelson Bardini, inventor do tipo de cartão telefônico existente no Brasil. O carimbo foi lançado pelos Correios e Telégrafos e hoje se encontra no Museu Postal em Brasília
Em 1992, ao seu nome foi acrescentado Jean Nicolini (1922-1991), em memória ao grande entusiasta da divulgação da ciência astronômica no Brasil e fundador da sociedade civil Observatório do Capricórnio, entidade parceira que utiliza o espaço físico do Observatório Municipal para atuação conjunta.O Observatório está localizado na seguinte posição geográfica:Latitude: -22º53’200”SLongitude: 47º04’39” WAltitude: 1050m

Acervo
O Observatório possui mobiliários e instrumental do poder público. No que diz respeito ao instrumental, seu maior telescópio e o primeiro a ser instalado no Observatório, é o telescópio americano refletor de 600mm de abertura Marca Group 137, modelo Cassegrain.Um telescópio Newtoniano Mead de 250mm
Acervo de doação astronômico Alfredo Leal Viera da Costa: uma luneta inglesa, objetiva de 70mm de abertura, marca Troughton & Simms, com uma caixa com oculares e acessórios; uma luneta alemã, marca Carl Zeiss, objetiva de 110mm abertura, com tripé de campanha dobrável com movimentos lentos horizontal e vertical, com diversas oculares e acessórios.
A par disto cabe mencionar dois grandes instrumentos do Governo Federal sob nossa responsabilidade para uso: um Astrógrafo Carl Zeiss, 400/2000mm, o maior do país e o telescópio refletor Carl Zeiss de 500 mm de abertura, modelo Cassegrain.Exemplares de livros, revistas e boletins astronômicos, recortes de jornais e fotografias (nada catalogado) da história e memória do observatório.

Localização: Serra das Cabras, s/nº - Distrito de Joaquim Egídio - Fone: (19) 3298-6566
Horário de funcionamento: domingo das 17 às 21h (aberto ao público)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nova Rodoviaria

Resumo da Reportagem do Jornal Folha de São Paulo

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

O jornal Folha de São Paulo publicou ontem a seguinte reportagem de Ricardo Sangiovanni: Viracopos vai suprir demanda que Cumbica, mesmo com mais um terminal, e Congonhas não conseguem suportarPREVISÃO EM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL APONTA QUE FLUXO DE PASSAGEIROS EM SP DEVE IR DE 34 MILHÕES PARA 115 MILHÕES ATÉ 2025.“A Infraero (estatal que administra aeroportos) pretende investir R$ 6,4 bilhões até 2025 para tornar o aeroporto de Viracopos, em Campinas, o mais movimentado do país. A proposta é ampliar em mais de 30 vezes a capacidade do aeroporto, habilitando-o a receber 61 milhões de passageiros por ano até 2025 -ou 4,6 vezes o total de passageiros que passou por Congonhas no ano passado.Estimativa da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) prevê para 2025 um movimento de 115 milhões de passageiros por ano em Cumbica (Guarulhos), Congonhas e Viracopos. A Infraero quer expandir Viracopos, hoje utilizado principalmente para cargas. O Ministério da Defesa, porém, mantém o plano de construção de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo, ainda sem prazo e local definidos.O plano de expansão consta do Estudo de Impacto Ambiental para a ampliação de Viracopos, que, pelo projeto, ganhará uma segunda pista, um novo terminal de passageiros 13 vezes maior que o atual e um pátio de aeronaves com o dobro do tamanho até 2015, data prevista para o fim da primeira e principal fase da expansão.A área prevista para a ampliação é de 27 milhões de metros quadrados -mais de três vezes a atual e equivalente a duas vezes a de Cumbica ou 16 vezes a área de Congonhas. A previsão é de início das obras em setembro deste ano, com conclusão da segunda pista para pousos no final de 2011. O relatório, disponível desde meados de janeiro para consulta pública em sete prefeituras de municípios afetados direta ou indiretamente pela expansão -Campinas, Paulínia, Jaguariúna, Sumaré, Hortolândia, Valinhos e Vinhedo-, será discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Campinas na quinta-feira, onde todas essas cidades estarão a par da expansão do aeroporto. Para que as obras se iniciem é necessário que a Infraero tenha aprovação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente a tempo de iniciar as obras no prazo estabelecido.Dos 35 impactos ambientais contabilizados em decorrência da expansão, 28 são considerados negativos e requerem medidas de compensação por parte da Infraero -porém, além da valorização imobiliária no entorno do aeroporto, nenhum outro é considerado de "alta relevância", segundo o relatório.
INICIATIVA PRIVADAA ampliação deverá ser custeada com verbas da própria estatal e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Segundo a Infraero, o plano de ampliação está sendo levado adiante independentemente da possibilidade de concessão do aeroporto à iniciativa privada, anunciada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no ano passado.Jobim deverá receber da Anac, até meados de junho, um modelo de concessão de aeroportos que está sendo elaborado pela agência e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A sugestão será encaminhada ao presidente Lula, a quem cabe tomar a decisão final.”

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Resumo da Reportagem da Folha de São Paulo

Parque Ecológico recebe material esportivo
08/09/2004, 17:40 Autor: Maria do Carmo

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo apresentou nesta quarta-feira, dia 8, novas propostas para o projeto de revitalização do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.
Além de ceder a secretaria ofereceu 24 tipos de equipamentos de esporte e também o local passe a dispor de um monitor com o objetivo de oferecer atividades à comunidade.
Será realizados campeonatos de diversas modalidades de esporte onde serão discutidos pela secretaria. A previsão é que a abertura do Parque Ecológico para o público aconteça no mês de outubro.
Todo esse material de esportes será cedido para a população que mora próximo do Parque Ecológico.
"Com a chegada das bolas, quem quiser poderá se dirigir até a Casa da Floresta (equipamento dentro do Parque) - onde terá um profissional da Secretaria de Esportes -, apresentar a carteira de identidade (RG) e retirar a bola para brincar nas quadras", explica Peter Traue, representante da Prefeitura na Comissão Técnica-Administrativa do Ecológico.
O pavão que vivia sozinho no parque vai receber em breve uma nova moradora que dividirá o espaço com ele uma pavoa. A pavoa foi cedida pelo parque taquaral e viverá com o pavão.
E todas as crianças que visitarem o parque poderão ver o casal de pavãos e escolher nomes para eles, que poderão ser votados em breve.
Segundo Eliana, o macho, na hora de se exibir e conquistar a fêmea, abre a calda como um leque, para mostrar a beleza e o colorido de suas penas. Após um ano de idade a fêmea já entra em idade reprodutiva. Para a chegada da pavoa, foi construído um recinto, espécie de cercado.
As obras de reforma e manutenção do Parque Ecológico continuam e pelo menos 70% delas já foram concluídas. Vários locais do parque já foram reformados como, por exemplo, as churrasqueiras e a construção de uma lanchonete que aguarda apenas a cobertura para ser entregue a população.
Entre outros pontos do Ecológico que vem recebendo cuidados está uma área de 800 metros quadrados. Segundo Peter Traue, representante da Prefeitura na Comissão Técnico-Administrativa, a intenção é que esse espaço ofereça atividades esportivas e educativas para diferentes públicos como o da terceira idade. Todo o roçado do parque foi concluído.
Co-gestão
De acordo com Peter, o ripado - área coberta próxima ao lago - está em fase final. O Ecológico possui várias trilhas para caminhadas e duas delas foram devidamente abertas e limpas e, mesmo antes da abertura oficial, já podem ser utilizadas pela população.
Prefeitura e Governo do Estado oferecem apoio a gestão compartilhada do Parque. O acordo de co-gestão estabelece ainda os recursos para a administração, segurança, manutenção e conservação do Parque Ecológico.
O gasto anual é estimado em R$ 2,5 milhões, o Município entrará com R$ 1,1 milhão e o Estado, com R$ 837 mil. A Prefeitura também está contando com a parceria da Petrobras entre outros.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Parque Ecológico Emílio José Salim


O Parque Ecológico nasceu de um Decreto do Governo Estadual de 1987, com o propósito de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região.
Esta dentro da área da antiga fazenda Mato Dentro, depois incorporada ä Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, como Estação Experimental do Instituto Biólógico (a partir de 1937), e mais recentemente, ä Secretaria do Estado do Meio Ambiente.
Com uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 - com 1.100.000 m2 aberta ao público - com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.
O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles, o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental e o desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental.

Localizado:Rodovia Heitor Penteado, Sem Num -altura do km 3,2 - Vila Brandina - Campinas - SP
Telefone:(19) 3252-9988

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

História do Estádio do Brinco de Ouro da Princesa

No centro da cidade de Campinas, em um largo rodeado
de Palmeiras Imperiais é o ponto de encontro de jovens para pratica do futebol, esporte que crescia rapidamente na cidade, estes jovens (Vicente Matallo, Antonio de Lucca, Pompeo de Vito, seu irmão Romeo Antonio de Vito, Angelo Panattoni, José Trani, Julio Palmieri, Hernani Felippo Matallo, Miguel Grecco, José Giardini, Luiz Bertoni, Alfredo Seiffert Jaboby Junior), resolvem marcar uma reunião para a fundação de mais um time de futebol na cidade, a data marcada foi 1º de abril de 1911, realização da reunião foi situada na próxima esquina da Rua Irmã Serafina com a Rua Conceição. Pois, como era o dia da mentira, os jovens resolveram inaugura o clube no dia seguinte para não tem gozação no futuro.
O nome do clube foi inspirado na homenagem à ópera mais conhecida do maestro Carlos Gomes, Guarany, e assim surge o "Guarany Foot-Ball Club", que dava o nome da praça onde realiza o evento. O Romeo de Vito sugeriu as cores do clube, como "Verde e Branca" e dando-se o significado das cores que é “ fazendo a alusão à luz do dia e ao gramado”.
No dia 9 de abril de 1911, os fundadores conseguem com prefeitura da cidade a concessão de um terreno no bairro Vila Industrial, situado na confluência das ruas Francisco Teodoro e Sales de Oliveira, próximo a Vila Vicentina, onde é instalado o 1.o campo oficial do time, com traves de bambu.
Em 1947, o Guarani viu a necessidade de construir um novo estádio em substituição ao antigo “Pastinho”, localizado à Rua Barão Geraldo de Resende, no Guanabara. Pois, não estava comportando a ampliação do clube.
Em 1948, surge uma proposta de uma imobiliária interessada em lotear o terreno utilizado e em troca oferecia uma gleba de terreno com 50.400 m², localizado na Baixada do Proença. O negocio foi concretizado no dia 02 de Abril do mesmo ano, e o Guarani Futebol Clube estava comemorando o 37 anos de existência. Pouco tempo, o Clube recebeu uma doação de mais dois terrenos ao lado da gleba, com 19.405 m² e outro com 2.920m², e a comissão passa a chamar-se então “Comissão Pró Estádio” com o objetivo de angariar recursos que viabilizassem sua construção.
No dia 11 de Julho de 1948, os arquitetos Icaro de Castro Mello e Osvaldo Correia Gonçalves apresentaram a maquete do novo estádio.
Jornalista João Caetano Monteiro Filho ao ver a foto da maquete faz o seu comentário sobre o formado bela e circular do estádio, imediatamente comparou com brinco. Naquela época, Campinas era conhecida como a “Princesa D’oeste”, em alusão criou a expressão, “O brinco de ouro para a “Princesa”. Assim, o futuro estádio passou a chamar de “Brinco de Ouro da Princesa”.
Em 1953, concluíram a obra do novo estádio, mas sem recursos para concluir as obras das duas cabeceiras, foram construídas arquibancadas de madeira provisoriamente atrás dos gols do Brinco de Ouro.
Por volta dos anos de 1960, alteraram o projeto da construção das cabeceiras e passando a ter as cabeceiras com o mesmo numero de degraus. Após os dois anos de inicio das obras, foi entregue a parte que hoje é conhecida como “Cabeceira do Placar Eletrônico”. Finalmente, o projeto de concluir o Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi concluído e entregue à Família Bugrina.

Endereço: Av. Imperatriz Dona Tereza Cristina,11 - Campinas - SP
Telefone: (19)2136-3400

sábado, 19 de setembro de 2009

História da Associação Atlética Ponte Preta

Em 1900, perto de uma ponte de madeira na cor preta nasceu a Associação Atlética Ponte Preta. Os fundadores são os jovens Miguel do Carmo, o “Migué", Luiz Garibaldi Burghi, o "Gigette" e Antonio de Oliveira, o "Tonico Campeão". Pois, resolveram fundar o clube mais antigo do país, e tendo inspiração para o nome do clube em uma velha ponte da ferrovia.
A Associação Atlética Ponte Preta confunde-se com a própria expansão do futebol no Brasil e mantém atividades ininterruptas até hoje. Ao longo do tempo, fortaleceu o futebol regional e é um dos grandes clubes brasileiros, gozando do reconhecimento internacional pela formação de atletas.
Então, Associação Atlética Ponte Preta possui a maior torcida do interior do Brasil e é a primeira democracia racial em um time de futebol na América do Sul e desde 2003, a FIFA iniciou o processo para seu reconhecimento.

Estádio Moisés Lucarelli foi inaugurado oficialmente no dia 12 de setembro de 1948, situada na Praça. Dr. Francisco Ursaia,1900 - Jardim Proença. Dentro de uma área de 36.000 metros quadrados e com capacidade de 19.722 torcedores. As dimensões do campo é 107m x 70m.
O sonho de construir um estádio nasceu dentro de três pontepretanos fanáticos pelo clube, que são: Moisés Lucarelli, Olímpio Dias Porto e José Cantúsio. Pois, os três fizeram as doações para A.A. PONTE PRETA e adquiriam o terreno para construir o lar da Ponte Preta.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto do Estádio foram Alberto Jordano Ribeiro, Eduardo Badaró e Mário Ferraris.
Portanto, o Estádio foi concluído no dia 7 de setembro de 1948 e realizada a inauguração parcial do Majestoso em missa campal.

Endereço: Praça Dr. Francisco Ursaia, 1900 - Jardim Proença - Campinas -SP
Telefone: (19) 21017201

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Conheça os meios de Lazer e de Compra!!!

Parque Dom Pedro Shopping


O Parque Dom Pedro Shopping foi inagurado no dia 19 de março de 2002, esta situada na margens da Rodovia Dom Pedro I km 142 - Avenida Guilherme Campos,500 - Parque das Flores, Campinas. Sendo construído em 189.000 m² (113.000 m² locável) e tendo dois pavimentos. Por isso, é considerado o maior shopping do país e da América Latina.
Possui um espaço interno para acomodar cerca de 500 lojas, mas só tem 368 lojas, e encontramos variais diversões instaladas no shopping, como; cinema (Kinoplex com 15 salas), teatro, supermercado (Wal-Mart Supercenter),
uma academia, duas danceterias, restaurantes, bares e lanchonetes, clínica médica, agências de automoveis, Pet Shop e uma loja de materiais de construção e bricolagem.
O proprietário do shopping e responsável pelo setor administrativo é o Grupoe Sonae Sierra.


Shopping - Iguatemi Campinas

O Iguatemi Campinas foi inagurado no ano de 1980, é o primeiro e mais tradicional shopping center da cidade de Campinas. Situado na Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina - Campinas – Sao Paulo. A sua administração é controlada pelo Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A.. Está construído em uma área de 23.657 , possui três pavimentos e tem um espaço para 269 lojas, cinema com 8 salas (Cinemark) e outras diversões de lazer.
Em 2001, ampliou o seu estacionamento, ou seja, realizou a construção do estacionamento coberta com capacidade de 3.000 vagas e completando a capacidade de 5.305 vagas.
A área do Shopping foi construída em terras do antigo Engenho Fazenda Mato Dentro fundado pelo Sesmeiro
Joaquim Aranha Barreto de Camargo e herdado por sua filha Viscondessa de Campinas, Maria Luzia de Sousa Aranha, em área posteriormente passada por herança à filha Maria Brandina de Souza Aranha, tornando-se depois a Fazenda Vila Brandina. E nos dias de hoje, é um Shopping de lazer e compras para classe A.

Galleria Shopping


O Galleria Shopping foi inaugurado no dia 9 de outubro de 1992, tem uma arquitetura diferenciada e marcada por um grande vão central a aberto e um jardim interno de mais de 7 mil m², e acaba sendo é uma ilha de consumo e lazer altamente qualificado para os consumidores das classes A e B. Por isso, é um dos mais sofisticados shopping centers do país.
Está localizado na Rodovia Dom Pedro I km 1315, Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo. A sua área construída é 38.920
e tem locável com 23.700 , e totalizando o seu terreno com 78.125 e possui três pavimentos. A capacidade do estacionamento é de 1877 vagas. Tem espaço para 145 lojas, cinema com 6 salas, Colégio Anglo e outras diversões.
A sua administração é controlada desde 2007 pela IESC (Iguatemi Empresa de Shopping Centers).











quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alguns Hotéis para se hospedar em Campinas

Royal Palm Plaza Resort Campinas: Um Resort Completo


O hotel está localizado na Av. Royal Palm Plaza, nº 277 - Jd Nova Califórnia, Campinas – SP. Royal Palm Plaza Resort Campinas está localizado em Campinas, a 90 km da capital paulista e a apenas 15 minutos do Hopi Hari, o melhor parque temático do Brasil.
O resort é considerado um dos empreendimentos mais luxuosos e bem equipados do interior paulista.Além de oferecer uma completa infra-estrutura e qualidade nos serviços o Royal Palm Plaza Resort Campinas é um dos melhores e mais completos do país. Com piscinas climatizadas, deliciosas opções gastronômicas, spa, lojas, ampla área verde e dois parques temáticos, o Miniville e o Kata Kuka, você e sua família têm tudo para viver momentos incomparáveis. Seja qual for o motivo de sua estada, a equipe do resort fará tudo para que seja inesquecível, tudo com muito conforto, requinte e sofisticação explícitos em cada detalhe.


Tryp Campinas Hotel


O hotel está localizado na Rua Severo Penteado nº 140, Campinas,SP.
O hotel Tryp Campinas oferece o charme da arquitetura clássica, somada ao bem-estar e requinte da região e com isso, cria uma agradável atmosfera para quem se hospeda neste hotel. A localização é um ponto forte do hotel, que está no Cambuí, um dos bairros mais charmosos da cidade de Campinas.
Mercure Campinas

O hotel está localizado na Av. Aquidaban, 400 - Centro - Campinas - SP – Brasil.
O Mercure Campinas está localizado no centro da cidade, somente a 3 km do bairro Cambuí, famoso por suas atrações, e a 20 km do Aeroporto Internacional de Viracopos.
É Hotel 4 estrelas com 196 quartos. Possui restaurante, american bar, estacionamento, salas de reuniões e business center, além de piscina externa, sauna, bronzeamento e sala de ginástica.


















quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BOSQUE DOS JEQUITIBÁS


O Bosque dos Jequitibás, criado na década de 1880, é um bosque localizado na Região Central da cidade de Campinas, sendo uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade, com aproximadamente 1 milhão de visitante por ano. Está localizado a uma altitude entre 652m e 681m. Possui uma área total aproximadamente 10ha, enquanto a área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica é de 2,33ha, misturada a outros tipos de vegetação e edificações..
Até o final do século XIX toda a região onde hoje está o Bosque era denominada "Campo das Caneleiras" e pertencia a Francisco Bueno de Miranda. Em 1880, ele resolveu tornar o lugar um ponto de recreio da população. O arquiteto Ramos de Azevedo realizou um projeto que deu à área o conceito de jardim inglês, que havia sido feito alguns antes no Jardim Público de Campinas (atual Centro de Convivência), acrescentando ao Bosque um chalé, um restaurante, entre outras construções.
Em 1915, o Bosque foi adquirido pela Prefeitura de Campinas. Nas décadas seguintes, projetos paisagísticos e urbanísticos de Anhaia Melo e Prestes Maia vieram aprimorar o conceito do Bosque e inseri-lo no contexto de desenvolvimento vivido pela cidade de Campinas ao longo do século XX.
O Bosque dos Jequtibás teve o zoológico tombado pelo CONDEPHAAT em 1970; em 1993, teve o tombamento de todo o conjunto por parte do CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas e em 1995 obteve o reconhecimento de seu zoológico por parte do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
Atrações dentro do Bosque: Aquário Municipal, Casa do Caboclo (moradia de moradia rural, feita em pau-a-pique), Museu de História Natural de Campinas, Teatro Carlos Maia (teatro infantil), Minizoológico
A entrada no parque é gratuita, e ele funciona das 6h até às 18h, exceto às segundas, que fecha às 10h. - Av. Aquidabã ao lado do Colégio Pio XII

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

LAGOA DO TAQUARAL


A Lagoa Isaura Telles Alves de Lima é um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. O local foi transformado em Parque no ano de 1972 após aquisição pela prefeitura das terras da família portuguesa Alves de Lima.
O local reúne uma grande variedade de opções, com espaços para recreação e cultura. Além de pedalinhos, oferece para visitação uma réplica (fotos abaixo) exata da Caravela Anunciação, nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras brasileiras, medindo 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro. Sua construção iniciou-se em 1971, em um precário estaleiro instalado pela prefeitura nas margens da Lagoa, com uma equipe de doze carpinteiros, sendo quatro deles especializados em construção naval e foram utilizadas madeira brasileira, dados e informações do Museu da Marinhoa Nacional, para que fosse uma réplica da caravela Anunciação, com o qual Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil no seu descobrimento.




Também conta com extensa área verde, viveiro de pássaros, bosques para piquenique, pista para caminhadas, e os bondinhos (os mesmos que circulavam pela cidade até 1968 [+] )que percorre aproximadamente 3 km de trilhos ao redor da lagoa principal.

Na parte cultural o Parque Portugal possui a Concha Acústica e o Auditório Beethoven com capacidade para 2.000 pessoas; o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o Relógio Solar; o Centro de Vivência de Idosos (no antigo Ginásio de Bocha) e a Esplanada das Bandeiras, praça destinada a eventos cívicos e culturais.

Para a prática esportiva possui o Ginásio de Esportes Alberto Jordano Ribeiro, com quadra de Volei e Basquete; um bauneário municipal com três psicinas; pista de cooper com extensão de 2.800m; o Kartódromo Afrânio Ferreira Júnior com pista de 800 m, curvas sinuosas que atende as exigências da Federação Paulista de Automobilismo; uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5 km; pista de patinação usada também para aulas gratuitas de aeróbica e 16 quadras poliesportivas





Av. Heitor Penteado, 1671 - Taquaral

Fone: (19) 3256-9959. Para maiores informações sobre horários e valores, consulte o portal da Prefeitura Municipal de Campinas http://www.campinas.sp.gov.br/



domingo, 13 de setembro de 2009

PRIMEIRA VIAGEM









Convidamos vocês a uma viagem, não é?

Que tal fazermos esta viagem de trem, ou melhor de "Maria Fumaça"?

Maria Fumaça de Campinas é um dos poucos passeios de Trem Maria Fumaça que restam no Brasil.
Um ótimo passeio para a família, desde as crianças até os mais velhos para recordarem os tempos dos trens movidos à vapor.
Com locomotivas bem conservadas onde os trilhos passam por fazendas centenárias de café e monitores treinados que explicam seu funcionamento. A Maria Fumaça de Campinas já serviu inúmeras vezes de cenário para novelas e filmes de época, tanto nacionais como internacionais.
Na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que participaram das filmagens
Um passeio de trem educativo/cultural nos levando a uma viagem ao século XIX, nos tempos dos barões de café, através das fazendas cafeeiras, dos rios, das estações ferroviárias, dos cafezais e belíssimas paisagens que cortam nossa ferrovia.
Conheça uma fazenda de Café, seu cotidiano e toda a estrutura que envolve.
No final do passeio é na cidade de Jaguariúna, lá existe um museu com peças e é possível tirar fotos com roupas da época.
O passeio sai apenas de final de semana da estação Anhumas (em Campinas) e também de Jaguariúna.
Bom passeio!!

sábado, 12 de setembro de 2009

CONVITE

Vocês estão convidados para uma viagem... à cidade de Campinas.
Observem que nossa primeira postagem descreve de uma maneira breve a história da cidade de Campinas.
Criamos nosso blog com o propósito de informar aos turistas de outras cidades, outros estados ou até mesmo de outros países o que a cidade pode oferecer em termos de lazer, cultura, restaurantes, hotéis, etc.
Esperamos que as informações aqui postadas sejam de grande importância e ajudem a conhecer um pouco desta cidade, não apenas aos turistas mas também moradores da própria cidade ou de cidades da região.
Desejamos a todos uma boa viagem!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BEM-VINDO À CAMPINAS - CIDADE DAS ANDORINHAS




A cidade de Campinas foi fundada em 14 de Julho de 1774.

Está localizada a 97 km da Capital, tem uma área de 801km² e 1 milhão de habitantes distribuídos em centenas de bairros e nos quatro distritos (Sousas, Barão Geraldo, Joaquim Egídio e Nova Aparecida).

Importante papel estratégico no desenvolvimento do Estado, através da indústria, serviços e geração de tecnologia, por este motivo se tornou um importante pólo metropolitano da cidade de São Paulo.


Conta com importantes Universidades, maior aeroporto da América do Sul (Aeroporto Internacional de Viracopos) e vários pontos turísticos, hotéis, restaurantes, lazer...

Principais rodovias de acesso: Anhanguera, Bandeirantes, Santos Dumont, Dom Pedro I

Hoteis de Campinas

Hotel Premium Norte
Rua Novotel, 931 - Nova Aparecida
Campinas - SP - CEP:13067-901
Telefone:+55 (19)3781-8000 / (19)3781-8001

Hotel Nacional Inn Campinas
Avenida Benedito de Campos, 35 - Jardim do Trevo
Campinas - SP - CEP: 13030-100
Telefone: +55 (19)3272-8439

Hotel Opala Avenida
Avenida Doutor Campos Sales, 161 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-080
Telefone:+55 (19)3731-4117 / (19)3731-4112

Hotel Shelton Inn Viracopos
Rua Antônio Luchiari, 900 - Distrito Industrial
Campinas - SP - CEP:13054-700
Telefone:+55 (19)3725-1600 / (19)3725-1617

Colonial Plaza Hotel
Rua Marechal Deodoro, 803 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-301
Telefone:+55 (19)3232-2522

Campinas Flat Service
Rua Barreto Leme, 244 - Centro
Campinas - SP - CEP:13010-200
Telefone:+55 (19)3233-8622

Cezanne Plaza Apart Hotel
Avenida Francisco Glicério, 150 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-100
Telefone:+55 (19)3232-7677 / (19)3236-7200

Sonotel Glicério Campinas
Avenida Francisco Glicério, 1444 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-100
Telefone:+55 (19)3234-7688

Park Tower Hotel Residence
Rua Duque de Caxias, 443 - Centro
Campinas - SP - CEP:13015-310
Telefone:+55 (19)3737-5400 / (019)3232-6832
Toll Free : 0800-7701755

Noumi Plaza Hotel
Avenida Júlio de Mesquita, 115 - Cambuí
Campinas - SP - CEP:13025-060
Telefone:+55 (19)2103-8000

Comfort Suites Campinas
Rua Embiruçu, 300 - Loteamento Alphaville Campinas Campinas - SP - CEP:13098-320
Telefone:+55 (19)2137 -9000 / (19)2137 -9001

Leon Park Hotel
Avenida Francisco Glicério, 641 - Centro
Campinas - SP - CEP:13012-000
Telefone:+55 (19)2101-8777 / (19)2101-8700

Sleep Inn Galleria
Avenida Carlos Grimaldi, 1653 - Jardim Conceição
Campinas - SP - CEP:13091-000
Telefone:+55 (19)2137-2200 / (19)3207-4077

Villas Boas Hotel
Rua Barão de Parnaíba, 315 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-170
Telefone:+55 (19)2129-6911

Campinas Residence Apart Hotel
Rua Dom Luís Antônio de Sousa, 44 - Jardim Proença Campinas - SP - CEP:13026-285
Telefone:+55 (19)3797-1155

Euro Suit Hotel
Rua Regente Feijó, 595 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-051
Telefone:+55 (19)3232-4971

Hotel Opala Estação
Avenida Andrade Neves, 108 - Centro
Campinas - SP - CEP:13013-160
Telefone:+55 (19)3731-4119

Hospitais de Campinas

Hospital de Clínicas - UNICAMP
Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo
Campinas - SP - Caixa Postal - 6142 13081-970
Telefone: (19)3788-2121

Hospital Álvaro Ribeiro
Rua São Carlos, 369 - Vila Industrial
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3272-4399

Hospital Beneficência Portuguesa
Rua 11 de Agosto, 557 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3739-4000

Hospital Evangélico Samaritano
Rua Eng Monlevade, 206 - Vila João Jorge
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-1000 / (19) 0800-7027457

Hospital Maternidade Madre Maria Theodora
Rua Jose Geraldo Cerebino Christofaro, 175 - Santa Candida
Campinas - SP -CEP:
Telefone: +55 (19) 3756-3000 / (19) 0800-7715025

Hospital Municipal Mário Gatti
Avenida Prefeito Faria Lima, 340 - Parque Italia
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3772-5700

Hospital Vera Cruz
Avenida Andrade Neves, 402 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3734-300 / (19)3734-3096

Hospital Casa de Saúde de Campinas
Praça Doutor Toffoli/ Rua Duque de Caixas, 28 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-3400 / (19)3736-3461

Hospital Centro Boldrini
Praça Doutor Toffoli, 28 -
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3736-3400 / (19)3289-3571

Hospital Centro Médico de Campinas
Rua Edilberto Luiz Pereira da Silva, 150 - Barão Geraldo
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3789-5300

Hospital Centro Médico
Rua Antonio Giuseppe Beltramelli, 44 - Sousas
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3258-5993 / (19) 3258-5651

Clínica e Hospital de Otorrino do Instituto Penido Burnier
Avenida Andrade Neves, 611 -
Campinas - SP -CEP:
Telefone: +55 (19) 3236-5062

Hospital Maternidade de Campinas
Avenida Orozimbo Maia, 165 - Centro
Campinas - SP - CEP:
Telefone: (19) 3306-6000/ (19) 3306-6013

Hostipal Campo Grande
Rua Dirce de Oliveira Santos,280 - Campo Grande
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3221-8436 / (19) 3221-8506

Hospital Santa Casa
Rua Barreto Leme,1550 - Centro
Campinas -SP - CEP:
Telefone: + 55 (19) 3232-1254

Hostipal Ouro Verde
Avenida Ruy Rodriguez, 3434 - Jardim Yeda
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3266-6503 / (19) 3266-8717

Hospital Candido Ferreira
Rua Antonio Prado,430 - Sousas
Campinas - SP - CEP:
Telefone: +55 (19) 3758-8600

Hospital Irmãos Penteado
Avendida Julio de Mesquista,571 - Cambui
Campinas - SP - CEP:
telefone: +55 (19) 3737-7000

Hospital Santa Edwiges
Avenida Sao Jose dos Campos, 256 - Jardim Nova Europa
Campinas - SP - CEP:
Telefone: (19) 3238-6233/ (19) 3238-6292

Hospital Santa Tereza
Rua BERNARDINO DE CAMPOS 804 CENTRO - CAMPINAS
Fone: (19) 3733-4333 Fone: (19)